Troféu Brasil inicia amanhã no Rio de Janeiro
Além de dar o título de melhor do Brasil, competição servirá como seletiva para o Circuito Mundial 2011 e para os Jogos Pan-Americanos
O Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, competição mais importante do calendário nacional, inicia amanhã no Rio de Janeiro e contará com a participação dos melhores atletas do país. O evento será realizado até domingo na piscina do Fluminense, nas Laranjeiras, e servirá como tomada de índice para o Circuito Mundial da modalidade e como seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.
Os dois melhores atletas de cada prova que conquistarem o índice estipulado pela CBDA – Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos ‚Äì estarão automaticamente classificados para as etapas dos Estados Unidos e do Canadá do Circuito Mundial, que serão realizadas em maio. As etapas do Mundial, por sua vez, servirão como tomada de índice para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado em julho em Xangai, na China.
“O índice não está fácil e quem quiser alcançar não vai poder cometer falhas. Sei que não estou na minha melhor forma, mas somente sairei feliz do Rio de Janeiro se voltar pra casa com minha vaga garantida”, comentou Hugo Parisi, melhor atleta do país na prova de plataforma de dez metros e atual campeão do Troféu Brasil nesta prova.
Além de seletiva para as etapas do Circuito Mundial, a competição servirá também como a primeira seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, que acontecerão no mês de outubro. Os seis melhores atletas do Troféu Brasil serão convidados a participarem de um treinamento em junho, onde então será definida a Seleção Brasileira que representará o país nos Jogos. Além dos grandes nomes no esporte, como César Castro, Hugo Parisi e Juliana Veloso, que tem suas vagas praticamente garantidas, a expectativa é por quem serão os nomes que completarão a equipe nacional. Os paraenses Rui Marinho e Ian Matos são saltadores bem cotados para integrarem a equipe masculina. No feminino, as gêmeas Natali Cruz e Nicoli Cruz também têm grandes chances de fazerem parte da Seleção.
“O Brasil tem bons atletas e muito potencial para despontar nos saltos ornamentais. Mas a forma com que as coisas são conduzidas nem sempre é a melhor para a Seleção, e com isso todo mundo sai perdendo”, comentou Ricardo Moreira, técnico do Mackenzie, em relação aos critérios que são estipulados pela Confederação.
As provas do Troféu Brasil terão início na quinta-feira às 9h30 da manhã, com a eliminatória da prova de plataforma feminina. Em seguida será realizada a eliminatória da prova de trampolim de três metros masculina. Apenas os seis melhores atletas das eliminatórias competem nas finais, que serão realizadas no fim de semana.
PROGRAMAÇÃO
DIA 06/04 QUARTA-FEIRA:
18:00 – Congresso de Abertura
DIA 07/04 – QUINTA-FEIRA ‚Äì Manhã
1ª Prova: Plataforma feminina (eliminatória)
2ª Prova: Trampolim de 3 metros masculino (eliminatória)
Tarde
3ª Prova: Trampolim de 1 metro feminino (Final)
4ª Prova: Sincronizado de 3 metros masculino (Final)
DIA 08/04 SEXTA-FEIRA ‚Äì Manhã
5ª Prova: Trampolim de 3 metros feminino (eliminatória)
6ª Prova: Plataforma masculina (eliminatória)
Tarde
7ª Prova: Sincronizado 3 metros Feminino (Final)
8ª Prova: Trampolim de 1 metro masculino (Final)
DIA 09/04 SÁBADO – Manhã
9ª Prova: Plataforma Feminina (Final)
10ª Prova: Trampolim de 3 metros masculino (Final)
11ª Prova: Plataforma sincronizada feminina (Final)
DIA 10/04 DOMINGO – Manhã
12ª Prova: Plataforma masculina (Final)
13ª Prova: Trampolim 3 metros feminino (Final)
14ª Prova: Plataforma sincronizada masculina (Final)
Fonte: Ricardo Moreira