Os Saltos Ornamentais constituem uma modalidade esportiva de grande beleza plástica, considerados um dos esportes com maior dificuldade de execução pelos atletas. O saltador, na verdade, é um grande artista, pois atrai para si a atenção do público com suas evoluções no ar, mantendo um estilo próprio de saltar.
É um dos poucos esportes em que o corpo humano descreve uma trajetória no ar sem se utilizar de qualquer tipo de apoio. Apesar de considerado um esporte aquático, a superfície da água serve apenas para a finalização do salto do atleta. É um esporte onde o completo domínio do corpo e a noção de espaço são necessários para a execução dos movimentos escolhidos. Aliado a isso, o atleta deve possuir força, flexibilidade e boa coordenação motora.
Os saltos podem ser realizados de trampolins de um e três metros ou da plataforma, que possui alturas de cinco, sete e meio e dez metros.
Não se pode precisar quando o ser humano começou a pular de cabeça na água. Talvez há 3.000 anos os egípcios e os babilônios já fizessem isso no mar em busca de alimentos para sua sobrevivência. Gregos e romanos podem ser incluídos nesta lista, pois eram povos hábeis, que gostavam de desafios. Pode-se incluir ainda os povos que habitavam as ilhas do Pacífico, que desciam a grandes profundidades para buscar seus adornos.
Porém, a mais provável origem dos Saltos Ornamentais data do final do século XIX na Alemanha e na Suécia, surgindo entre os atletas de ginástica que, nas férias de verão, levavam seus aparelhos para a beira das piscinas e para as praias e realizavam acrobacias que terminavam na água.
No início, as competições eram realizadas com os atletas saltando de pontes sobre rios ou de rochedos. É possível que a primeira competição sobre uma ponte tenha sido realizada em 1895 em Londres.
No início do século XX os suecos foram os grandes construtores de torres de saltos (plataforma), que eram feitas de madeira. Com o tempo, foram aparecendo várias torres de saltos, até surgirem os trampolins, em 1904. Os trampolins eram de madeira, com ponto de apoio fixo. A evolução fez com que passassem a ter um ponto de apoio móvel por meio de um rolete, e sua estrutura fosse modificada para uma liga leve de alumínio recoberta por fibra de vidro, dando maior flexibilidade e segurança.
O primeiro Campeonato Mundial foi realizado em 1973, em Belgrado, na Iugoslávia. Em 2000, foram criados os saltos sincronizados de trampolim e plataforma, nos quais é realizada a execução simultânea de um salto por uma dupla de atletas. Recentemente, em 2014 foram introduzidos os saltos mistos, em caráter experimental, onde tanto o saltador como a saltadora executam três saltos.