No Brasil, os principais registros dos saltos ornamentais datam do início do século XX. Os primeiros saltos no Brasil foram realizados às margens do rio Tietê, em São Paulo, no Clube Espéria, em 1911. A primeira competição ocorreu em 1913, na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro. O Fluminense F.C. foi o primeiro clube a construir uma piscina destinada somente aos saltos ornamentais, com trampolins de um e três metros e plataforma, em 1919.
O primeiro Campeonato Nacional aconteceu em São Paulo em 1921, que a partir de 1928 passou a se chamar Campeonato Brasileiro. Em 1934 foi disputado o primeiro Campeonato Sul-Americano. Em 1935 foram admitidas as competições femininas no Brasil. Nas décadas de 1940 e 50 foram construídas muitas piscinas com aparelhagem para saltos ornamentais em São Paulo (C.R. Tietê, C. Germânia, atual E.C. Pinheiros, C. Espéria, S.E. Palmeiras e Pacaembu) e no Rio de Janeiro (C.R. Guanabara e C.R. Vasco da Gama).
Em 1951 foi disputado o primeiro Campeonato Pan-Americano. A partir de 2000 o Brasil tomou grande impulso e os resultados internacionais começaram a aparecer.